Chá Para Infecção Urinária: Receitas e Dicas

Muitas vezes, apenas o uso correto de chá para infecção urinária é suficiente para acabar com esse problema que estatisticamente atinge mais as mulheres.

A infecção urinária aparece devido a proliferação de bactérias geralmente causada por causa do calor excessivo e pelo uso contínuo de roupas íntimas úmidas.

Não existe apenas um único tipo de bactéria que pode causar infecção urinária, mas o tipo mais comum que se observa é a bactéria Escherichia coli que está presente em nosso intestino. Como parte da flora intestinal, ela é inofensiva, mas pode nos causar problemas se for parar em nossas vias urinárias e em nossos rins.

O motivo das mulheres serem mais afetadas por esse problema é porque a uretra feminina é mais curta que a masculina, facilitando a migração das bactérias para as vias urinárias.

Basicamente existem dois tipos de infecção urinária:

  • Cistite – A cistite atinge prioritariamente a nossa bexiga. Uma característica comum é a vontade constante de urinar, mas em quantidades bem pequenas, além de apresentar uma forte ardência. Pode também haver sangue na urina e febre.
  • Pielonefrite – A pielonefrite é um quadro bem mais grave que a cistite, pois atinge diretamente os rins. Os sintomas são febre alta, dores nas costas, enjoos e suor excessivo.

Como a causa das infecções urinárias são bactérias, o tratamento normalmente é feito através de antibióticos, mas é também possível de acabar com esse problema através de ervas medicinais.

Chá Para Infecção Urinária: Receitas e Dicas

É sempre importante lembrar que devemos sempre procurar a ajuda de um médico especializado para tratar não apenas a infecção urinária, mas qualquer doença que tivermos.

As dicas e receitas de chás para infecção urinária são excelentes aliados que podem diminuir os incômodos sintomas dessa doença e permitir que o nosso organismo combata naturalmente as bactérias.

Chá Para Infecção Urinária #1 – Cabelo de Milho

Chá de cabelo de milho

O chá de cabelo de milho é conhecido há muitos anos por suas propriedades diuréticas, ajudando na eliminação de excesso de líquidos em nosso organismo.

Além de ser ótimo para combater a infecção urinária, também ajuda a desintoxicar o organismo e diminuir a pressão arterial.

Preparação do chá:

Fazer o chá é muito simples. Utilize duas colheres de sopa de cabelo de milho, preferencialmente fresco e meio litro de água.

Basta ferver a água e adicionar a quantidade recomendada de cabelo de milho. Depois é só abafar por cerca de 10 minutos e coar.

Beba essa infusão pelo menos 3 vezes ao dia para que seus rins funcionem melhor e possam promover uma limpeza interna em seu organismo.

Chá Para Infecção Urinária #2 – Quebra Pedra

Chá de quebra pedra

O chá de quebra pedra é conhecido em vários lugares daqui do Brasil como um santo remédio para quem tem pedras nos ruins.

Mas por causa de sua potente ação diurética, ele também é excelente para combater infecções na urina.

Preparação do chá:

Ferva meio litro de água, de preferência filtrada. Assim que a água ferver, desligue o fogo e coloque três colheres de sopa de quebra pedra.

Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de tomar.

O ideal é usar esse chá cerca de quatro vezes ao dia para resultados mais rápidos.

Chá Para Infecção Urinária #3 – Carquejo

Chá de carqueja

O carquejo é um arbusto de cerca de 80 cm de altura que é encontrada abundantemente em terrenos e pastos em todo o Brasil e América Latina.

Se o local for bastante úmido, é possível que essa planta chegue a mais de dois metros de altura.

O carquejo certamente é mais conhecida por sua ação emagrecedora, mas seus benefícios não param por ai.

O chá de carquejo também tem ação anti-inflamatória, anti gripal, vermífuga e laxante, além de ser um poderoso aliado nas infecções urinárias.

Preparação do chá:

Ferva meio litro de água filtrada, desligue o foco e acrescente duas colheres de sopa bem cheias de carquejo picado.

Misture bem e deixe descansar essa mistura por 10 minutinhos e coe a seguir.

Contra indicação: Por abaixar a pressão arterial, o chá de carquejo é contra indicado para gestantes, lactantes e menos de 12 anos.

Concluindo…

Como sempre lembramos aqui no Decida ter Saúde, é importante que você consulte seu médico sempre que tiver qualquer doença, pois assim, você terá um acompanhamento adequado e personalizado.

Recomendo que assista a um vídeo bastante interessante do PortalZUN com outras dicas que chás que podem ajudar.

Vídeo: Chá para infecção urinária

Você tem alguma dica ou receita de chá para infecção urinária? Se tiver, por favor, deixe sua colaboração nos comentários logo abaixo.

Dê uma nota para esse conteúdo

Chá Para Infecção Urinária: Receitas e Dicas

About The Author
-

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>