Prevenção da Acne

Livrar-se da acne e espinhas é o desejo de muitas pessoas. Afinal, ninguém quer ver em seu rosto esse “convidados” indesejados toda vez que acordamos e olhamos no espelho. Mas melhor do que se livrar deles é evitar que apareçam em primeiro lugar. É algo como emagrecer – a perda de peso é legal se você está acima do peso, mas é uma ideia muito melhor nos mantermos magros sem precisar passar pelo processo de emagrecimento.

Então, como você pode evitar a acne e ter garantias de que não vai voltar nunca mais?

Primeiro, é claro, não há garantias de que você nunca vai ter uma acnezinha, não importa o que você faça para evitar. Todo o corpo é imperfeito e tentar mantê-lo perfeitamente limpo e sem apenas vai resultar em frustração. Praticamente todos no planeta tiveram uma espinha em um momento ou outro. E vamos combinar: não é o fim do mundo.

Mas, seguindo um simples programa de cuidado da pele e cuidando do seu corpo de forma geral, você pode ter um enorme  sucesso se você quiser evitar a acne.

Ser gentil com sua pele é importante porque muitos cometem o erro de usar produtos que são muito agressivos e  esfregam a pele com muita força para tirar as sujeiras e a oleosidade da pele, pensando que isso vai ajudar a evitar a acne. Na realidade, o seu rosto compensa essa perda de óleo produzindo ainda mais óleo do que antes, fazendo com que apareçam ainda mais espinhas. Se fizer isso, sua pele também ficará, sem dúvida, vermelha, irritada, seca e escamosa, o que pode ser quase tão feio quanto a própria acne!

Ao tentar evitar a acne é muito melhor usar um produto de limpeza que seja leve e mesmo indicado para a pele sensível e faça a limpeza de forma suave. Um tonificante suave pode ser melhor para a pele oleosa do que um adstringente, que contém uma grande quantidade de álcool e assim vai secar a pele excessivamente. Aliás, tonificantes podem trazer a sua pele de volta ao equilíbrio se ela é oleosa.

Uma dica importante: é melhor não usar produtos para acne se você não tem cravos e espinhas de verdade, mesmo que pense que fazer seja bom para evitá-los. Estes produtos destinam-se a remover  a sujeira, óleos em excesso e bactérias que formam a acne, mas se você não tem espinhas, não há sentido em colocar essas substâncias em seu rosto, pois elas evitam a acne antes de começar, mas destinam-se a secar espinhas depois de terem se formado. Ou seja, se não tem espinhas, você estará jogando dinheiro fora e agredindo seu rosto à toa.

Portanto, não há uma maneira cientificamente provada de prevenir a formação de cravos e espinhas. Mesmo no meio científico não há um consenso formado, a não ser por meio de medicamentos específicos.

Em todo caso, o aconselhável é olhamos nossa saúde como um todo.

Te uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais frescos, evitando frituras e açúcar, com toda certeza é um excelente conselho. Beber bastante água também é importantíssimo, principalmente para eliminarmos as toxinas do nosso organismos.

E, claro, não devemos esquecer de praticar exercícios físicos regularmente. Além de nos proporcionar uma saúde muito melhor, há alguns estudos que indicam que o fato de transpirarmos bastante quando nos exercitamos é excelente para a limpeza dos poros, ajudando a prevenir a acne.

Agora é com você!

Um grande abraço e muita saúde.

Dê uma nota para esse conteúdo

Existe Alguma Maneira de Prevenir a Acne?

About The Author
-

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>