Hálito Cetônico: O que é e Como Prevenir

O hálito cetônico é uma condição que incomoda inúmeras pessoas de diversas idades. A característica principal é o cheiro de acetona que a pessoa exala, algumas vezes tendo uma impressão de um odor adocicado.

Não existe uma única causa para que a pessoa tenha hálito cetônico, mas algumas das atividades que certamente colabora para que esse problema aconteça são:

Jejum prolongado pode causar hálito cetônico

Hálito Cetônico e o Jejum

Quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos, nosso organismo passa a utilizar outras fontes de energia além da glicose, como gorduras e proteínas.

Isso faz com que nosso metabolismo caia consideravelmente e pode provocar um quadro de hipoglicemia (queda de açúcar no sangue).

Além disso poder causar graves problemas de saúde, contribui também para o mau hálito.

A diabetes mellitus  pode causar hálito cetônico

A diabetes e o mau hálito

A diabetes é uma doença muito grave, principalmente porque a metade das pessoas que têm essa doença não faz ideia que a possui.

Estima-se que aqui no Brasil, cerca de 10% da população entre 20 e 80 anos sofre com diabetes.

Com o aumento da glicemia, um dos sintomas que geralmente aparece é a halitose.

Portanto, cuidar do índice glicêmico é importantíssimo para evitar esse problema.

Dieta rica em gorduras e proteínas podem causar hálito cetônico

dieta-alta-proteina

Quando nos alimentamos com altas quantidades de gorduras e proteínas, nosso organismo fabrica um maior volume de corpos cetônicos em decorrência da metabolização desses nutrientes.

Isso faz com que o esses compostos cheguem aos pulmões e causem mau hálito.

Como tratar e prevenir o hálito cetônico?

Geralmente o problema de hálito cetônico não acontece em pessoas que têm uma alimentação balanceada e que fazem pelo menos as três principais refeições diárias.

Portanto, ficar longos períodos sem sem alimentar é uma péssima ideia, pois o mau hálito, além de incomodar, é um “alerta” de que algo não está bem em seu organismo.

Para quem é diabético, é importantíssimo estar sempre de olho nos níveis de açúcar do sangue e também tomar no mínimo dois litros de água por dia, para que haja uma diluição do açúcar na corrente sanguínea.

Não tente disfarçar o problema com balas de menta ou outras soluções paliativas.

A ação mais importante que você pode fazer é se alimentar melhor, principalmente fazendo uso de carboidratos.

Dê uma nota para esse conteúdo

Hálito Cetônico: O que é e Como Prevenir

| Mau Hálito | 0 Comments
About The Author
-

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>