Rinite Alérgica

Na rinite alérgica, podem aparecer vários sintomas, geralmente localizados no nariz e nos olhos, após a pessoa se expor aos fatores alergênicos, que estão geralmente no ar, como pelos de animais, pólens das plantas e, principalmente a poeira doméstica.

Nosso organismo foi desenhado para combater os agentes externos que podem nos causar problemas, como infecções e doenças em geral, mas no caso das pessoas que têm rinite alérgica, o sistema imunológico funciona de uma maneira muito mais sensível, sendo que, geralmente, muitos desses agentes externos não trariam problemas de saúde, mas mesmo assim, o organismo de quem tem rinite alérgica reage de uma forma bastante violenta para combater esses males.

Um exemplo bastante comum dessas alergias é quanto a pessoa que tem rinite entra em contato com pólen, que são partículas minúsculas, originárias das plantas, principalmente das flores.

Sintomas da rinite alérgica

Os sintomas e manifestações mais comuns de quem tem rinite alérgica são:

– Espirros constantes

– Congestão nasal (nariz entupido)

– Muito lacrimejamento nos olhos

– Chiado ao respirar

– Corrimento nasal

– Tosse

– Dor de cabeça

– Coceira no nariz, no céu da boca e na garganta

 

Como tratar a rinite alérgica?

Assim como a maioria das alergias, a rinite alérgica possui tratamento, mas ainda não existe uma cura definitiva.

A maioria dos tratamentos e medicamentos existentes consegue reduzir de forma significativa os sintomas da alergia, fazendo com que a pessoa tenha uma vida completamente normal.

O melhor tratamento, sem dúvida alguma é a prevenção. Se você já sabe quais são os fatores que desencadeiam suas crises alérgicas, basta ficar longe deles para não ter problemas.

Mas se você já está com a rinite alérgica incomodando, alguns tratamentos vão ajudar.

1 – Utilize anti-histamínicos – Os anti-histamínicos geralmente são suficientes para resolver a maior parte dos incômodos da rinite alérgica, principalmente o nariz entupido. Geralmente esses medicamentos podem ser comprados sem prescrição médica, mas é preciso ter cuidado, pois eles podem causar sonolência. Portanto, jamais faça uso desses remédios se você for dirigir.

2 – Soro fisiológico – Se você entrou em contato com pólen ou poeira, por exemplo, uma boa solução para ajudar na alergia é usar soro fisiológico em suas narinas. Geralmente esses soros são encontrados na forma de sprays nasais e são bastante seguros.

Remédios caseiros para a rinite alérgica

Existem alternativas caseiras para tratarmos e evitarmos a rinite alérgica.

Algumas dessas alternativas são:

1 – Consuma vitamina C – A vitamina C não é só boa para combater gripes e resfriados, mas é também um anti-histamínico natural. além de ser um excelente anti-oxidante. Experimente tomar doses generosas de suco de laranja e acerola. Para potencializar ainda mais o resultado, acrescente um pouco de mel natural.

2 – Utilize alecrim – Alguns estudos indicam que o alecrim é um ótimo anti-alérgico, sendo usado desde a antiguidade para combater problemas respiratórios, além de outros fins. Você pode utilizar o alecrim na comida ou consumir o seu chá.

3 – Ingira Ômega 3 – É sabido que o Ômega 3 é um óleo com muitas propriedades benéficas à nossa saúde, sendo uma delas a anti-inflamatória. Podemos encontrar o Ômega 3 em peixes de água gelada como o salmão e a sardinha, mas também em plantas como a linhaça.

4 – Inclua o mel em sua dieta – Mel natural, segundo algumas pesquisas, pode fazer maravilhas no combate a alergias, inclusive a rinite alérgica. Não há um consenso em relação à quantidade de mel que devemos tomar, mas a recomendação geral é de pelo menos uma colher de sopa por dia. Apenas tome cuidado se você for diabético.

A prevenção é o melhor remédio

Como já foi dito, muito melhor do que procurar remédios para a rinite alérgica é a prevenção.

Se você sabe que um determinado ambiente fará mal, não fique nele.

Um exemplo disso são ambientes com ar condicionado, que geralmente são fechados.

A quantidade de poeira acumulada nos aparelhos de ar condicionado pode ser gigantesca e isso não é nada bom para quem tem rinite alérgica.

Se você tem ar condicionado em sua casa ou escritório, faça a limpeza dos filtros regularmente, para evitar o acúmulo de poeira.

Concluindo…

A rinite alérgica pode ser uma doença muito inconveniente, mas a parte da solução para esse problema está em nossas mãos.

Com atitudes simples, podemos nos ver livre dos principais sintomas e viver uma vida completamente normal e produtiva.

Espero que esse artigo tenha contribuído de alguma forma com você. Se possível, compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo.

Um grande abraço,

 

 

Dê uma nota para esse conteúdo

Rinite alérgica – Tratamentos e causas

About The Author
-

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>